Na noite de ontem (29/08), ocorreu a cerimônia de lançamento dos livros do projeto “Raízes de Gravataí: História, Memória e Cidadania”, com recepção e coquetel na sede da Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (CAERGS).

O projeto surgiu em 2009 e envolveu diversos setores da sociedade gravataiense e de outros municípios. Cerca de 120 pessoas participaram da elaboração dos textos, entre elas, membros de organizações, alunos e professores de diversas universidades, que realizaram as pesquisas acadêmicas. O material retrata a trajetória da cidade ao longo dos seus 248 anos.

A diretora da CAERGS, Célia Jachemet, e a historiadora Vera Lúcia Barros fizeram a organização dos livros. A ideia começou em Santo Antônio da Patrulha e já correu por várias cidades. Em Gravataí, as histórias renderam quatro exemplares, trazendo os fatos mais elaborados e completos.

O primeiro volume abordará o tema ‘Povoamento Inicial, Etnicidade, Traços do Município e Expansão’. O segundo, ‘Famílias, Histórias de Vida, Organização Religiosa e Fé’. ‘Trajetória Econômica, Participação Cidadã, Literatura e Memória’ será o terceiro volume e ‘Educação, Cultura, Lazer e Associativismo’ será o quarto.

Informações para adquirir os livros: Fundarc – 3484-6681.

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Créditos Destaque: Julio Barbosa dos Santos Junior