Um homem de 42 anos, morador do município de Condor, no Noroeste gaúcho, faleceu por Gripe A (H1N1). Com este, o número de vítimas fatais pela doença em 2012 sobe para três no RS. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, já são 15 casos de Gripe A neste ano.

As principais ações de enfrentamento à doença são a manutenção de medidas preventivas e o tratamento com antiviral Oseltamivir (Tamiflu), disponível na rede publica de saúde para casos suspeitos de influenza, internados ou ambulatoriais, de acordo com orientação médica.

Na semana passada foram confirmados os dois primeiros óbitos. A primeira foi uma mulher de 34 anos de São Miguel das Missões e a segunda, um homem de 25 anos, morador de Boa Vista do Cadeado, que estava hospitalizado em Cruz Alta.

A SES também orienta aos municípios que ainda não atingiram a meta de 80% que mantenham a vacinação dos grupos prioritários, mesmo que a campanha tenha sido encerrada oficialmente na última quarta-feira. Até a tarde de ontem (18/06), o Sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI) apresentava um total de 1,5 milhão de pessoas imunizadas, o que corresponde a 79,35% de cobertura.

Fonte: Zero Hora

Créditos destaque: sxc.hu