Um projeto que prevê a instalação de uma central ligando os semáforos da Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, da região do Centro até a parada 59, utilizando rede de fibra óptica, foi desenvolvido pelas secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semurb) e de Assuntos de Segurança Pública (Smasp).

Os estudos deverão estar concluídos nos próximos 30 dias e o trabalho deverá ser finalizado até o fim de 2013. A meta da Prefeitura é, posteriormente e de acordo com a demanda, ampliar o modelo adotado para as demais regiões da cidade.

Além da criação da central, serão instalados temporizadores nos principais cruzamentos, para garantir mais segurança e fluidez no trânsito. Segundo o secretário de Mobilidade Urbana de Gravataí, Adão de Castro Júnior, com os semáforos funcionando de forma sincronizada, o motorista poderá manter uma velocidade constante, pois os sinais abrem e fecham de forma simultânea.

Além disso, eventuais reparos nas panes poderão ser feitos direto pelo software, o que dará mais eficiência ao serviço. O secretário ressalta que o município já possui a central semafórica e a rede de fibra óptica. O que deve ser realizado é a ligação de cada ponto semafórico com a rede.

Fonte: Site da Prefeitura Municipal de Gravataí

Créditos Destaque: Sxc.hu