Foto: Douglas Glier Schütz

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começou a vacinação contra o coronavírus na população prioritária, conforme o Plano Nacional de Imunização, na tarde de terça-feira (19/1). Quatro profissionais da saúde, representando as áreas dos serviços oferecidos à comunidade, receberam a primeira dose da vacina, em cerimônia no gabinete do prefeito. Nesta primeira remessa da CoronaVac, Gravataí recebeu 1.474 doses.

O secretário da Saúde, Régis Fonseca destaca que este não é o momento de a população procurar as unidades de saúde, uma vez que as doses que chegaram são para imunizar primeiramente os grupos prioritários. “Estas 1.474 doses serão exclusivamente aplicadas nos profissionais da área da saúde e nos idosos moradores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). Por isso, é a Secretaria, por meio dos seus profissionais da Vigilância Municipal em Saúde (Viemsa), que irá até os locais para realizar a imunização”, explica.

Os primeiros imunizados de Gravataí
Eliana Dornelles Gomes, enfermeira do PAM que está atuando na ala Covid e representa a Rede de Urgência e Emergência;
Mariana Santiago Siqueira, enfermeira coordenadora da USF Parque dos Anjos que faz o acolhimento e triagem dos pacientes com suspeita de Covid, da Atenção Básica;
André Schnomberger, auxiliar de laboratório do SAE e trabalha nas coletas dos testes; representando os Centros Especializados;
Viriato Corrêa, enfermeiro do Hospital de Campanha desde o início de funcionamento da estrutura, representando o Hospital Dom João Becker.