A Associação de Artes Visuais do Vale do Gravataí (AGIR) preparou uma programação especial para a Semana Nacional de Museus, que, em sua 12ª edição, traz o tema “Museus: as coleções criam conexões”. A associação contará com a parceria do Museu Municipal Agostinho Martha e da Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul (CAERGS), onde acontecerão visitas guiadas. No entorno desses espaços, e também da Fonte do Forno, serão realizadas oficinas de desenho. O projeto da AGIR foi aprovado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

“Nossa principal intenção, quando enviamos o projeto ao IBRAM, foi a de inserir Gravataí numa programação nacional e, também, aproximar o público do patrimônio histórico da cidade, visando ampliar o conhecimento e a vivência cultural e cidadã”, explica o artista e presidente da AGIR, Waldemar Max.

As visitas guiadas terão início às 14h, nos dias 12, 13 e 14 de maio. As oficinas de desenho de observação, Traçando a Cidade, acontecerão em seguida. A recepção será feita na frente do SESC Gravataí, entre 13h45min e 14h, por Waldemar Max e Denise Pacheco Lopes, artista da AGIR. Todos os trabalhos desenvolvidos nos encontros serão expostos ao ar livre no dia 15 de maio, a partir das 10h, na Praça Leonel Brizola, em frente ao Quiosque da Cultura.

Confira a programação:

12/05 – a partir das 14h – Visita guiada ao Museu Agostinho Martha e Oficina Traçando a Cidade – Desenho de observação

13/05 – a partir das 14h – Visita guiada à Casa dos Açores do Estado do Rio Grande do Sul e Oficina Traçando a Cidade – Desenho de observação

14/05 – a partir das 14h – Visita guiada à Fonte do Forno e Oficina Traçando a Cidade – Desenho de observação

15/05 – das 10h às 17h – Exposição ao ar livre da produção das oficinas de desenho de observação. Local: Praça Leonel Brizola, em frente ao Quiosque da Cultura.

Inscrições antecipadas através do e-mail arteagir@hotmail.com, ou no local de encontro (SESC Gravataí).

Fonte: AGIR

Créditos destaque: Reprodução/Site da Casa de Açores