Foi apresentado ontem, em reunião na Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), o projeto Perimetral Metropolitana, que visa interligar a zona norte de Porto Alegre a Gravataí, além de passar por Alvorada, Cachoeirinha e Viamão. A Perimetral terá 31 quilômetros de extensão. A obra receberá R$ 1 milhão do governo.

“O projeto prevê uma perimetral para escoar o trânsito intenso das cidades, que estarão interligadas por meio das vias urbanas”, resumiu o secretário municipal de Mobilidade Urbana de Gravataí (Semurb), Adão de Castro. O projeto inclui a implantação de corredores de ônibus, ciclovias, novas paradas de ônibus, questões de acessibilidade e sistema de monitoramento por semáforos e câmeras.

Na semana passada, o governo anunciara ainda que, além deste projeto, a duplicação da Avenida Castelo Branco (foto) também teria um incentivo de R$ 500 mil. “São duas intervenções urgentes, que são verdadeiros funis”, enfatizou o secretário estadual do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta.

Fontes: Prefeitura de Gravataí e Governo do Estado

Crédito Destaque: ClicRBS