Treinamento do Inter para o Grenal de 22 de julho. Foto: Ricardo Duarte

A Secretaria da Segurança Pública e a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) se reuniram, na quarta-feira (15/7), por videoconferência, para alinhar ações referentes à retomada do Campeonato Gaúcho. No encontro, a FGF apresentou uma proposta de protocolo de isolamento para evitar a aglomeração perto de estádios, garantindo o cumprimento do distanciamento social, necessário à prevenção da Covid-19. O plano prevê a delimitação de um perímetro entre 300 e 500 metros no entorno dos estádios, para bloquear qualquer circulação de pessoas que não trabalhem diretamente na realização das partidas. A entidade informou que está em contato com uma empresa para o fornecimento de gradis e que terá equipes de segurança privada para atuar nos locais.

Além disso, a federação produziu uma campanha publicitária com a participação de jogadores dos clubes que disputam o Gauchão, com a intenção de reforçar para os torcedores que eles não devem se deslocar aos estádios. “O Grenal da reabertura será transmitido pela TV aberta, e os meios de comunicação serão grandes parceiros para levar o Gauchão à casa dos gaúchos. Por isso, é fundamental que os torcedores sigam as orientações de prevenção à Covid-19 e fiquem em casa. Não façam qualquer aglomeração”, enfatiza o presidente da FGF, Luciano Hocsman.

Para alinhar a atuação dos órgãos de fiscalização municipal, representantes das prefeituras também serão agregados no planejamento. Os trabalhos ainda vão contar com participação do Juizado Especial do Torcedor, por meio do Ministério Público e do Tribunal de Justiça do Estado, que estarão presentes para autuar eventuais descumprimento às determinações de segurança.

Fonte: Governo do Estado