“A nossa relação é de mestre e avô, pai e filho”. Esta declaração é só uma pequena amostra do respeito demonstrado pelo professor de educação física Renato Konrath Germano (26) quando se trata da sua relação com os idosos que frequentam suas aulas. Germano é o ministrante das aulas de ginástica aeróbica, dança e jogos adaptados para a turma da terceira idade da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Gravataí (ASAPEG).

Em meio aos eventos realizados no Município na Semana do Idoso, entre o fim de setembro e o começo deste mês, Germano ressaltou a ajuda emocional que a atividade física proporciona aos vovôs e vovós. “É o melhor público para se trabalhar. Conversamos sobre qualquer assunto, contamos piadas, saímos da relação professor-aluno para a amizade”, conta o professor.

São entre 60 a 80 alunos em média, em aulas que acontecem sempre às segundas e quintas na Asapeg (Anápio Gomes, 1.471). O convite para participar foi reforçado na Semana do Idoso, que conta com eventos em todo o País para lembrar a importância de cuidar, proteger e dar carinho aos integrantes da “melhor idade”.

Além da atividade física, Germano revela que o trabalho é, também, muito voltado à área psicológica. “É gritante quando algum dos idosos chega mais para baixo, mais deprimido. Em algumas aulas, isso muda. O astral muda e a disposição também. Nós sempre buscamos pertencer a um grupo, e aqui eles têm a oportunidade disso”, explica.

Um dos grandes exemplos é a dona Nair, de 84 anos, uma das mais “experientes” do grupo comandado pelo professor. Ela joga câmbio, um esporte semelhante ao vôlei. Nele, a ideia é segurar a bola ao invés de rebater de um lado para o outro. Quem não conseguir segurar, vê seu time perder o ponto. O esporte adaptado ganhou até mesmo um torneio oficial, disputado em Tramandaí no fim do mês passado. Mas não para por aí. “Tenho uma aluna de 82 anos que joga basquete. Quando começou nas aulas, ela dizia que não conseguia nem estender roupa no varal por sentir dores. Hoje, consegue jogar basquete. Existe uma melhora psíquica”, comemora Germano.

A Semana do Idoso de Gravataí aconteceu entre 29 de setembro e o dia 1º  deste mês. O evento ainda está em realização em Cachoeirinha e irá até o próximo dia 17.