A Rede de Escolas São Francisco viveu na noite do dia 22 de maio viveu mais um momento histórico: a inauguração do Ginásio Poliesportivo São Francisco, no Instituto São Francisco – Cachoeirinha. 
O novo prédio cuja construção iniciou no mês de dezembro de 2012, conta com o Ginásio Poliesportivo mais moderno da região, 9 salas de aula, auditório, espaço para o Turno Integral, vestiário, copa, cozinha e churrasqueira. Toda a Rede São Francisco se alegra com mais esse sonho realizado: Instituto de Educação São Francisco – Zona Norte; Instituto São Francisco – Cachoeirinha; Instituto São Francisco – Santa Família; Escola São Francisco – Santa Fé e Escola São Francisco – Zona Sul. 
 
A cerimônia de inauguração iniciou às 20h, com a presença de milhares de pessoas, entre alunos, pais, professores, funcionários e inúmeras autoridades, entre eles, o Arcebispo Metropolitano Dom Jaime Spengler, o Diretor Geral da Rede de Escolas São Francisco Pe. José Luiz Schaedler, o Deputado Federal José Luiz Stédile, o Deputado Estadual Miki Breier, Sr. André Lima representando o Prefeito de Cachoeirinha, Profª. Sônia Oliveira, Secretária da Educação, representando o Prefeito de Gravataí, o Presidente da Câmara de Vereadores de Cachoeirinha Luiz Henrique Martins, o Presidente da Mantenedora da Rede São Francisco Nelson José Degasperi, entre outros, que estiveram presente nessa noite especial e, por isso, somos muito gratos a todos!
 
Após a leitura do histórico do Instituto São Francisco – Cachoeirinha, feita pelo Professor Luciano Pereira da Silva, a Diretora Arabela, iniciou sua fala agradecendo a Deus por conceder a força e a sabedoria para planejar e executar os projetos, aos pais por terem nos confiado à educação de seus filhos, aos professores e funcionários que com muito amor e dedicação primam pela formação dos educandos e, de modo muito especial, aos alunos, pois são eles que motivam as melhorias e é para eles que elas são feitas.  Falou também da importância do trabalho de cada um na realização dessa belíssima obra. 
 
O segundo momento, foi de oração e espiritualidade com a execução do Hino da Rede de Escolas São Francisco acompanhado pelo compositor Frei Luis Carlos Susin e cantado com muita alegria pelos alunos, pais e professores. Após foi proclamada a leitura do evangelho de Mateus 7,24-27, pelo Frei Luis Carlos Susin e em seguida o Arcebispo Dom Jaime Spengler que ressaltou a importância da Escola Católica na promoção dos valores cristãos às crianças e aos jovens. Em seguida Dom Jaime abençoou, acompanhada de uma aluna, os espaços da escola. 
 
No terceiro momento as autoridades foram convidadas a compor a mesa de honra, seguido da execução do Hino Nacional que foi feita pela banda da Comunidade Santa Rita de Gravataí, regido pelo André, irmão do Professor Fernando. Diversas autoridades fizeram o uso da palavra neste momento, falando sobre a importância da educação e da criação de espaços como esse para as crianças e os jovens. 
 
No quarto momento os alunos fizeram um desfile temático, representando algumas modalidades esportivas que serão realizadas no ginásio de esportes. Após o desfile, Pe. José Luiz Schaedler fez o uso da palavra agradecendo a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Jaime, do Arcebispo Emérito Dom Dadeus, autoridades, pais, alunos, professores e funcionários e, fez memória ao Pe. Ermelindo Lottermann que sempre apoiou os projetos da Rede São Francisco, por acreditar na educação católica.  Agradeceu aos pais por acreditarem nessa educação, pela comunidade de Cachoeirinha e da Paróquia São Vicente de Paulo. Ressaltou a missão das Escolas da Rede São Francisco, de educar para o futuro desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade humana num ambiente seguro e acolhedor. Como gesto de gratidão às pessoas que fizeram parte da construção dessa nova casa, Pe. José Luiz entregou uma camiseta comemorativa a todas as autoridades da mesa, aos diretores pedagógicos das Escolas da Rede, aos Administrativos, aos funcionários que construíram o prédio (pedreiros, serventes, serralheiros…), aos padres que são presença nas escolas da Rede e a Diretoria da Mantenedora. Também entregou 10 bolas, que foram jogadas para o povo, pelos componentes da mesa de honra. 
 
Em seguida, Dom Jaime, Dom Dadeus deram o pontapé inicial e o Deputado Federal José Luiz Stédile ficou no gol. Só para constar Dom Jaime e Dom Dadeus fizeram o gol. Logo após foi descerrada a placa inaugural pelas autoridades. 
Por fim, os alunos do Instituto São Francisco – Cachoeirinha, professores e direção, prestaram uma homenagem ao Fundador Pe. José Luiz Schaedler, pela parceria, apoio, as cobranças que geram resultados como o que vemos em Cachoeirinha. Somos uma família e trabalhamos juntos para sempre “Educar com a Graça de Deus”. 
 
Após a cerimônia, todas as pessoas foram convidadas a visitar os espaços da escola e saborear um coquetel que foi servido na área coberta dos dois prédios. Durante o coquetel a banda da comunidade Santa Rita animou a festa. Muito obrigado e parabéns aos coordenadores e regentes desse belo projeto de educação através da música. 
Muito obrigado a todos os que participaram desse grande evento da Rede de Escolas São Francisco, na cidade de Cachoeirinha. 
 
Fonte: Assessoria São Francisco
Crédito destaque: Divulgação São Francisco