Imagem ilustrativa/Pixabay

As autoridades de Saúde apontam que muitas notícias falsas sobre o coronavírus tem sido espalhadas, por isso é preciso ficar atento. “Não é só o coronavírus que traz problemas para o país. As fake news também! Tive conhecimento de um áudio que dizem ser com a minha voz, falando várias coisas sobre o vírus. Deixo aqui bem claro: todas as informações que eu for passar para a população serão feitas pelos canais oficias do Ministério da Saúde”, esclarece o ministro Luiz Henrique Mandetta.

Há canais oficiais para a população esclarecer dúvidas. Um deles é o Disque Vigilância, da Secretaria Estadual da Saúde, que atende pelo telefone 150, de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 22h, aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 22h. O serviço pode ser contatado pelo e-mail disquevigilancia@saude.rs.gov.br. O Disque Saúde do SUS (telefone 136), é outra opção, com atendimento de segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábado, das 8h às 18h.

O Ministério da Saúde também lançou o aplicativo Coronavírus-SUS, que traz informativos sobre diversos tópicos, como sintomas, prevenção, como proceder em caso suspeito; mapa indicando unidades de saúde próximas; além de possibilitar o acesso a notícias oficiais sobre o tema. O aplicativo está disponível para celulares com sistema operacional Android (Google Play) e IOS (App Store).