Foto: Arquivo/Prefeitura de Gravataí

Festival de Teatro Estudantil segue até sexta-feira

Começou na manhã desta terça-feira (5/11) o 20º Festival de Teatro Estudantil de Gravataí (Festil), promovido pela Secretaria Municipal da Cultura, Esporte e Lazer. O evento ocorre até sexta-feira (8/11), no Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241). Escolas e grupos podem fazer o agendamento para assistir às peças pelo telefone 3497-6174, com o Setor de Cultura do Sesc Gravataí. A entrada é franca. A programação completa pode ser conferida no site da Prefeitura.

5 de novembro, à tarde:

14h: O REINO DOS MAL HUMORADOS

Escola: Colégio Espírito Santo – Canoas

Grupo: “Conta Lá”

Direção: Igor Ramos

Classificação indicativa: 7 anos / Duração: 25min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: Em um reino em que todos eram mal humorados e tristes tinha uma pessoa diferente, a princesa Clara, que diferente de seus pais e irmã era feliz e fazia de tudo para que o reino fosse alegre igual a ela. Porém certo dia apareceu um menestrel no castelo e o reino nunca mais foi o mesmo.

15h: MOLECADA MALUCA

Escola: Cesmar – Centro Social Marista – Porto Alegre

Grupo: Dança Teatro Movimento Cênico

Direção: Silvana Maciel e Silvia Maciel

Classificação indicativa: 10 anos / Duração: 40min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: O espetáculo “Molecada Maluca” mostra a história de um grupo de adolescentes que ganharam um final de semana em uma colônia de férias. Parte do grupo iria apenas para curtir e outra parte pretendia fazer uma apresentação artística, mas devido à falta de responsabilidade acabam perdendo o único ônibus que iria para lá, causando grandes conflitos entre o grupo. Estes conflitos são desenvolvidos em meio a muitas brincadeiras, musicalidade corporal, movimentos coreografados e partitura corporal além da interpretação.

16h: A NATUREZA EM CAOS

Escola: Professor Nicolau Chiavaro Neto

Grupo: NCN – Nicolau Chiavaro Neto

Direção: Roberta Ribeiro

Classificação indicativa: Livre / Duração: 30min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: Existente desde o início a natureza se faz presente. Com a chegada do homem sua força foi desvencilhando-se conforme o passar dos anos. Retratando a linha do tempo da vida natural com ocorridos do cotidiano a peça “A natureza em Caos” se assemelha com a consciência de que a vida natural está no limite. Trazendo ao público o propósito de conscientização do meio ambiente a peça se faz presente, visando melhorias à natureza.

19h30min: ABERTURA OFICIAL

Local: Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato (Rua Coronel Fonseca, 936 – Centro / Gravataí)

Apresentação: OS SALTIMBANCOS

Escola: Oficina de Teatro Pesquisando o Fazer Artístico – Gravataí

Grupo: Saltimbancos

Direção: Alessandra Bier

Classificação indicativa: Livre / Duração: 25min

Temática: Infanto-Juvenil

Sinopse: A peça, inspirada no conto dos irmãos Grimm “Os Músicos de Bremen”, narra a história do encontro de quatro animais (um jumento, um cachorro, uma galinha e uma gata), que devido a maus tratos, fugiram de seus patrões.