A Feira do Livro 2014 será realizada de 9 a 19 de outubro, no Parcão, ocupando dois finais de semana. A grande inovação deste ano é a votação, em uma urna itinerante, para decidir o patrono do evento. Foram sugeridos cinco escritores, com públicos e enfoques diferentes – Airton Ortiz, Caio Ritter, Cláudia Tajes, Jane Tutikian e Saul Sastre –, para que a população possa votar. A consulta será realizada durante todo o mês de maio, em diversos locais de Cachoeirinha. A ideia é ouvir opiniões dos vários segmentos da sociedade. Em junho será divulgado o nome do patrono.
 
Conforme o secretário de Cultura, Nérisson Oliveira, a intenção é que a comunidade passe a se envolver com a Feira bem antes de ela acontecer. “De um modo geral, as pessoas gostam de participar, de dar a sua opinião. É importante a comunidade fazer parte do processo, pois a Feira do Livro se destina a ela”, afirma o titular da SMC.A votação começou nesta segunda-feira (5), na Biblioteca Pública Monteiro Lobato. A moradora Aneli Markus Silva deu a sua contribuição. “Vou votar no Saul Sastre, pois ele é daqui de Cachoeirinha. Acho interessante ter um patrono que seja da cidade”, justifica Anelise.
 
A Feira do Livro é organizada por uma comissão, que inclui as Secretarias de Cultura (SMC) e Educação (SMED), o SESC e o Grupo Escoteiros Guajará Mirim.
 
 
Acompanhe as datas e locais das urnas para escolha do patrono:
 
05 a 09 de maio – Biblioteca Pública Monteiro Lobato
 
13 e 14 de maio – Secretaria de Educação
 
15 a 18 de maio – Secretaria de Cultura
 
19 a 21 de maio – SESC Cachoeirinha 
 
22 e 23 de maio – Saguão da Prefeitura Municipal.
 
 
Saiba mais sobre os escritores indicados para patrono da Feira do Livro:
 
Airton Ortiz:
Jornalista, escritor e fotógrafo. Criador do gênero Jornalismo de Aventura, em que é repórter e protagonista da reportagem, desbravou o planeta caçando aventuras em meio à natureza selvagem, em especial as que rendessem boas histórias para contar aos leitores. Até agora deu certo: já escreveu dez livros sobre suas viagens radicais, a maioria premiada. Publicou também um romance e um álbum de fotografias. Como repórter, ganhou o Prêmio ARI de Jornalismo Cultural e foi finalista do Prêmio Esso de Jornalismo. Agora ele dá um tempo na cidade. Ninguém precisa viver no mato a vida toda.
 
Caio Riter:
Caio Riter nasceu em 24 de dezembro, em Porto Alegre, Rio grande do Sul. É bacharel em Comunicação Social pela Universidade Católica do Rio grande do Sul e licenciado em Letras pela Faculdade Porto-Alegrense de Educação, Ciências e Letras; é Mestre e Doutor em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio grande do Sul. É professor de Língua Portuguesa e de Redação. Ministra oficinas literárias de narrativa e de Literatura Infantil. Em 1994, publicou seu primeiro livro, O palito Diferente (Editora Interpreta Vida). Recebeu vários prêmios, entre eles destacam-se: 1º Prêmio Barco a Vapor, Açorianos, Orígenes Lessa, Livro do Ano-AGES, além de ter obras selecionadas pelo PNBE, e para os catálogos White Ravens e Bolonha.
 
Cláudia Tajes:
Claudia Tajes nasceu em Porto Alegre em 1963. Redatora publicitária, estreou na literatura com Dez (Quase) Amores. Seguiram-se As Pernas de Úrsula & Outras Possibilidades e o romance Dores, Amores & Assemelhados, A vida sexual da mulher feia (2005), Louca por homem, Vida dura e Só as mulheres e as baratas sobreviverão, Por isso eu sou vingativa (2011) e Sangue quente (2013). Além de escritora, Claudia Tajes é roteirista da Globo e em 2011 teve seu livro Louca por homem adaptado para uma série no canal HBO chamado Mulher de fases.
 
Jane Tutikian:
Pós-doutora em Literatura, professora de Literatura e diretora do Instituto de Letras da UFRGS. É membro da Academia Rio-Grandense de Letras e tem participação em dezenas de antologias e livros organizados e traduzidos para o inglês e o espanhol. Foi escolhida para ser a patrona da 57ª Feira do Livro de Porto Alegre, em 2011.
 
Saul Sastre:
Professor desde 1995, empreendedor, consultor, escritor e gestor público. Colunista Semanal do Jornal Diário de Cachoeirinha e da Revista Matéria Prima. Autor dos livros: Marketing Para Um Vereador Vitorioso – Ed. Evangraf 1º ed. 1995 2º ed. 2000; Manual de Atendimento – Ed. Gráfica Sastre 1º ed. 2000; O que se faz em um templo maçônico (organizador) – 2005; Empreendedorismo Teoria X Prática – Ed. Armazém Digital – 1º ed. 2007; Os segredos que um empreendedor inteligente deve saber – Planejamento e Educação Financeira – Ed.Alternativa – 1º ed. 2008; O que fazer da minha vida? Planejamento Estratégico Pessoal com o uso do Balanced Scorecard.