Teve início nesta quarta-feira (12) a exposição “Encaixando a Arte: IV Convocatória de arte do Atelier Plano B”, no Quiosque da Cultura. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Gravataí, através da Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc), em parceria com o Atelier de Arte Plano B, de Porto Alegre, traz obras de mais de 100 artistas gaúchos. O desafio foi o mesmo para todos: desenvolver sua arte em uma caixa de fósforos.

A exposição conta com cerca de 450 trabalhos, constituídos com as mais variadas técnicas. Dentre elas, as que se destacam são: colagem, cerâmica, fotografia, desenho, gravura, pintura e mosaico. Instituições de ensino, como o Colégio Estadual Marechal Rondon (Canoas) e a Universidade Feevale (Novo Hamburgo), contribuíram com alguns exemplares. A EMEI Favo de Mel levou ao Quiosque caixinhas inspiradas nas obras da artista Eva Sopher, que trabalhava com pedras.

Para a coordenadora de Artes Visuais e do Quiosque da Cultura, Paula Luersen, a diversidade das obras é o ponto alto do projeto. “A exposição fica muito atrativa, pois os artistas se apropriam de diferentes formas em um mesmo suporte”, afirma Paula. A coordenadora também conta que os trabalhos já foram mostrados em Caxias do Sul e em diversos espaços expositivos de universidades gaúchas, encantando o público.

Dolores Cauduro, que também faz arte em caixas de fósforos, foi ao local prestigiar a exposição. “Achei os trabalhos excelentes”, comentou a moradora, que confecciona capelinhas para a Festa do Divino há vários anos. Para ela, outra grande vantagem da iniciativa foi o incentivo levado às crianças, que tiveram a oportunidade de trabalhar com a arte de uma maneira muito criativa.

Quem quiser conferir o trabalho dos artistas envolvidos deve visitar o Quiosque da Cultura, localizado na Praça Leonel de Moura Brizola. A exposição se estenderá até o dia 21 de março e pode ser conferida diariamente, das 9h às 18h. Para mais informações, entre em contato com o Quiosque da Cultura através do telefone (51) 8179-0428. O Atelier Plano B atende pelo número (51) 8448-4895 ou ainda pelo e-mail contato@atelierplanob.com.br.

Fonte:gravatai.atende.net

Créditos destaque: CCS/PMG