A Secretaria Municipal de Saúde de Gravataí (SMS) oferece gratuitamente o teste do Vírus HIV. Pessoas interessadas em realizar o exame podem se dirigir ao Laboratório municipal, localizado na Av. Brasil,1150, bairro São Geraldo, ou buscar encaminhamento na Unidade de Saúde (US) próxima de sua residência. O resultado fica pronto em 30 dias, e é dirigido a US que efetuou a recomendação ou ao Centro de Ações Coletivas (CEAC), situado na Av. Dorival Cândido Luz de Oliveira, 1982, nos casos em que o solicitante tenha ido direto ao Laboratório.

De acordo com o Ministério da Saúde, no dia 1º de dezembro será lançada uma campanha nacional de luta contra a Aids. O foco da campanha de 2011, que deve ser mantida até o carnaval de 2012, serão mulheres de 13 a 29 anos, e homens de 15 a 24 anos.

Conforme o Programa das Nações Unidas para a Aids (Unaids), até 2010 havia 34 milhões de portadores de HIV no mundo. Este número recorde está ligado aos avanços nos tratamentos que asseguram o prolongamento cada vez maior da vida das pessoas que contraíram o vírus. A Unaids também informa que a quantidade de óbitos em conseqüência da Aids no mundo caiu 21% desde 2005.

A bioquímica do Laboratório Municipal, Renata Leite, revela que no mês de outubro foram realizados 170 testes do vírus HIV. Ela comenta que a partir do momento em que a pessoa foi contaminada, leva em geral 30 dias para que o vírus do HIV conste no diagnóstico.

Renata ainda orienta que é de suma importância que as mulheres grávidas façam o exame no início da gestação. “O tratamento nos casos em que a mãe é portadora do vírus, é muito mais positivo quando realizado logo no início da gravidez. Assim é mais fácil garantir que o bebê nasça imune a Aids”, relata.

Fonte: Prefeitura de Gravataí

Créditos Destaque: sanissimo.info