O prefeito Marco Alba inaugurou neste sábado (22), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Idelcy Silveira Pereira. Esperada por mais de uma década, a obra, retomada em 2012 e finalizada em pouco mais de dois anos, foi uma parceria da Prefeitura e do Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em um investimento de R$ 4,8 milhões. São três mil metros quadrados de área total, com capacidade para 600 crianças do 1º ao 9º ano.

“Hoje é um dia especial para estas comunidades, o que reforça a nossa concepção de que o processo de transformação da sociedade passa pela educação. E quando a gente celebra realizações positivas do poder público, em que a grande vitoriosa é a sociedade, isso justifica toda uma luta da qual a melhoria da vida das pessoas é o objetivo final”, disse o prefeito Marco Alba. “Fizemos investimentos na ordem de R$ 2 milhões, e isso mostra o empenho da Prefeitura em priorizar a educação”, reforçou. Outras oito Escolas Municipais de Educação Infantil estão sendo construídas.

Em uma solenidade marcada pela emoção, a diretora Nóris Lemos citou o educador Paulo Freire, lembrando que “a educação não transforma o mundo. A educação muda pessoas, e pessoas transformam o mundo”. A secretária de Educação Sônia Oliveira reafirmou o comprometimento do atual governo com os investimentos na área, criando as condições de recursos humanos e materiais para que a cidade viva uma nova realidade, de transformação e afirmação dessas conquistas.

Com a apresentação da Banda da Escola Santa Rita, o evento reuniu autoridades e a comunidade escolar. Após as manifestações, os convidados descerraram a faixa e a placa de inauguração, dando início a uma nova etapa na história da educação de Gravataí e da região da Morada Gaúcha. Emocionado, o ex-prefeito e atual secretário municipal de Governança Comunitária, Acimar Silva, lembrou de quando a obra começou a sair do papel, ainda no seu governo: “Não há dificuldades quando os governos querem, de fato, trabalhar pelas comunidades”. Ainda durante o ato, foram entregues simbolicamente os kits de uniforme escolar para os alunos da escola Idelcy Silveira Pereira.

Também participaram da inauguração o vereador Clebes Mendes, representando a Presidência da Câmara de Vereadores; o vice-prefeito Francisco Pinho; a presidente do Conselho Municipal de Educação, Lisiane Silveira Alves; a primeira-dama Patrícia Bazotti Alba; os secretários municipais de Governo, Luiz Zaffalon; Obras Públicas, Paulo Martins; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafael Evaldt; Desenvolvimento Urbano, Claudio Santos; Esporte e Lazer, Luciano Oliveira; Trabalho, Emprego e Renda, Dener Gelinger; e os vereadores Alan Vieira e Dilamar Soares; Fred Pinho e Paulinho da Farmácia.

Estrutura da EMEF Professora Idelcy Silveira Pereira

A escola tem Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI), com sinalização e hidrantes. Rede estruturada com internet em todas as salas de aula e nos laboratórios e Sistema de Descarga Atmosférica (SPDA). Além disso, estão disponíveis no local:

– 12 salas de aulas;

– Sanitários masculino e feminino já adaptado para alunos com deficiências;

– Espaço para biblioteca, sala dos professores, sala de informática, laboratório e sala para o grêmio estudantil;

– Quadra coberta com arquibancadas, quadra de vôlei, futebol de salão e basquete;

– Playground e pátio para recreação;

– Vestiários femininos e masculinos com chuveiros adaptados para pessoas com deficiência,

– Refeitório, cozinha e palco para apresentação;

– Espaço próprio para o telecentro, sala de projetos e Mais Educação.

Fonte: gravatai.atende.net

Créditos destaque: CCS/PMG