O Governador Tarso Genro apresentou ontem (10/04), o novo projeto para a construção da ERS-010 – também conhecida como Rodovia do Progresso – que ligará Porto Alegre a Sapiranga, passando por sete cidades da Região Metropolitana. A nova proposta prevê obras de integração com os acessos municipais e diminuirá gastos do governo com desapropriações, que ficarão a cargo da empresa vencedora da licitação.

Dividida em três trechos, a construção será executada por meio de Parceria Público-Privada (PPP) nos trechos 1 (32,2km entre Porto Alegre e Sapucaia do Sul) e 2 (27,2km entre Sapucaia do Sul e São Leopoldo). O terceiro e último trecho, 28,2km entre São Leopoldo e Sapiranga, será de responsabilidade do Governo do Estado.

Para o governador, mais do que a construção de uma estrada, a nova ERS-010 é a base para um projeto de desenvolvimento que envolverá toda a Região Metropolitana. "Uma estrada dessa natureza, com o tipo de desapropriação que nós convencionamos fazer, vai gerar uma dinâmica de desenvolvimento na região que beneficiará muitos municípios, que são parceiros fundamentais nesse projeto", salientou.

A previsão é de que o edital de contratação da empresa que irá executar a obra seja lançado em novembro deste ano e homologado em janeiro de 2014. As desapropriações serão realizadas durante o ano e as obras iniciarão em 2015.

Fonte: Secom RS

Créditos destaque: Caco Argemi/Palácio Piratini