Estudantes do Ensino Médio têm até a noite de hoje (15/06) para fazer a inscrição no Exame Nacional de Ensino Médio – Enem -, somente através do site http://sistemasenem2.inep.gov.br. A prova, que avalia os conhecimentos dos alunos, é utilizada pelas universidades públicas e por algumas particulares como parte do processo seletivo. Em 2012, elas acontecem nos dias 3 e 4 de novembro.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Inep – mais de 4 milhões de candidatos já efetuaram a inscrição, que custa R$ 35,00, através da emissão de uma guia para ser paga em uma agência bancária até o dia 20 de junho. A isenção do pagamento da taxa pode ser conferida ao aluno que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou a estudantes que se declaram membros de família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para isso, deverá apresentar documentos que comprovem sua condição.

Quem for usar o Enem para obter a certificação de conclusão do ensino médio deverá indicar uma das instituições certificadoras que estará autorizada a receber seus dados cadastrais e resultados. Para receber a certificação, é necessário tirar nota mínima de 450 nas quatro provas e 500 na redação.

O edital indica ainda que cabe ao candidato verificar no sistema do Inep se a inscrição foi concluída com sucesso. Quem não for isento deverá acompanhar a confirmação do pagamento da taxa. O candidato deverá guardar número da inscrição e a senha. Elas são indispensáveis para todo o processo, como inscrição, realização da prova, obtenção dos resultados e participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que seleciona os alunos melhores classificados para vagas em universidades públicas cadastradas. Também será usado nos programas de bolsa de estudos (Prouni) e de financiamento estudantil (Fies), entre outros programas do Ministério da Educação.

Fonte: G1

Créditos destaque: Veja