Nesta terça-feira (11/06), aconteceu a última reunião setorial para discutir reivindicações que serão apresentadas ao plenário da IV Conferência Municipal de Cultura, marcado para o dia 6 de julho, no auditório da Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos (Facensa).

Desde o dia 28 de maio, os setores de Teatro, Dança, Cultura Afro-brasileira, Música, Carnaval, Artes Visuais, Teatro, Cinema e Audiovisual, Patrimônio Histórico e Cultural, Folclore e Tradição Gaúcha tem se reunido em fóruns para debater quais seriam os principais anseios de seu setor.

As aspirações dos diferentes segmentos culturais entrarão na pauta das discussões da conferência. Este processo deve ocorrer para a elaboração do Plano Municipal de Cultura. A realização do evento é uma iniciativa da Prefeitura de Gravataí, através da Fundarc, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura.

Com a aprovação deste plano, o município estará cumprindo as cinco exigências do Ministério da Cultura para a adesão ao Sistema Nacional de Cultura. Para isso, desde o dia 16 de maio, com a realização do Fórum Municipal de Cultura, reunindo agentes culturais de diversos segmentos artísticos, o município prepara a realização da conferência e as linhas do plano que será transformado em projeto de lei pelo Poder Executivo, ainda este ano.

A programação terá início às 8h30min e contará com representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado da Cultura. Eles estarão falando sobre o processo de sistematização da cultura em nível federal e estadual, ressaltando a importância da adesão do município de Gravataí nesse contexto. Também serão realizadas três oficinas, tratando de temáticas como a interface da cultura com a educação, o empreendedorismo no setor criativo e a criação de pontos de cultura na cidade. 

Fonte: Secom / Gravataí

Créditos Destaque: Comunicação / PMG