Foto: Daniela Dimer

Em 2020, ouvimos, muitas vezes, comentários sobre como “o ano está sendo difícil”. Sim, a pandemia de Covid-19 gerou impactos negativos, mas enxergar somente problemas não é uma boa estratégia. A positividade é importante, ajuda a trilhar o caminho com mais alegria e confiança. É dessa forma que a acadêmica de Direito Nathália Barcelos Fonseca (22) encara a vida. Com leveza e sempre tentando encontrar aprendizados nos obstáculos, a universitária segue o seu percurso, tendo ao seu lado, preferencialmente, pessoas igualmente otimistas. “Estar cercada por quem me quer bem e tem uma energia compatível com a minha é algo que me proporciona um grande sentimento de gratidão. Me incomoda o fato de que, nas redes sociais, ainda há muita negatividade sendo reproduzida. Acho que com tantos assuntos positivos e úteis para serem ditos e compartilhados, as pessoas não deveriam concentrar seus esforços em julgar o próximo.”

Foto: Daniela Dimer

A estudante, que em breve conclui o curso na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), é superligada à família, com quem passará as festas de fim de ano. Celebrar os momentos especiais ao lado dos pais, o empresário Gilson Luis Fonseca (56) e a professora Rosane Barcelos da Silva Fonseca (55), é uma tradição que não será deixada de lado neste Natal e Ano-Novo. “Passarei em casa com a minha família, como de costume, entretanto tomando os devidos cuidados, principalmente por conta dos meus avós, que fazem parte do grupo de risco e estarão presentes nas comemorações”, explica.

Apesar de se manter otimista, Nathi revela que os últimos meses trouxeram algumas frustrações. “Como este é o meu último semestre na faculdade, tinha muitos planos para a formatura. Mas não saiu como planejava.  O que mais impactou na minha rotina foi a substituição das aulas presenciais pelas remotas. Sem falar nos finais de semana, quando estava acostumada a sair bastante com os amigos.” Embora alguns hábitos façam falta, a gravataiense admite que, na quarentena, foi muito bom aproveitar mais tempo ao lado da família.

A formanda está fazendo o segundo estágio na área de Direito Previdenciário, a qual pretende se dedicar após a conclusão do curso. Atuante nas redes sociais, especialmente no Instagram (@nathibarcelos), planeja focar na carreira de advogada e realizar uma especialização no ramo previdenciário. Além das metas profissionais, almeja viajar. “Um grande sonho já realizado, em fevereiro de 2019, foi ter conhecido a cidade de Nova Iorque, por ser o cenário de tantos filmes e séries de que gosto. Ainda quero viajar bastante e conhecer lugares paradisíacos, mas, atualmente, tenho muita vontade de fazer um intercâmbio para praticar o Inglês em Malta, na Europa, e aproveitar para conhecer alguns países do continente.”

*Este conteúdo integra a matéria de capa da Revista Evidência de dezembro, que já está em circulação pela cidade e disponível no site e por meio do WhatsApp.