A Organização Nacional de Defesa Animal (ONDA), em parceria com a Prefeitura de Cachoeirinha, realiza há 15 meses, o recolhimento e a castração de cães de rua. Desde o início do contrato foram 1.080 animais castrados, sendo que destes, 855 são cachorros abandonados e 225 domiciliados.

A vice-presidente da ONDA, Karem Scheid, explica o procedimento: "As castrações são feitas no Centro de Esterilização Animal (CEA), criado e mantido pela organização."

Além das castrações, a ONDA iniciou em outubro de 2011, a Feira "Adote um Focinho Carente". O objetivo da ação é encontrar um lar para os cães abandonados. Antes do evento, os cachorros ainda são vacinados e recebem banho e tosa. "Na Feira, trabalhamos também a conscientização das pessoas sobre adoção de animais que vivem nas ruas. Geralmente, eles são cães sem raça definida, mas que podem ser ótimos companheiros" salienta Karem.

O evento "Adote um Focinho Carente" ocorre no último domingo de cada mês, das 10h às 18h, no Parcão de Cachoeirinha. Para adotar um cão é necessário ser maior de idade e apresentar documento pessoal de identificação. "Os interessados passam por uma pequena entrevista para adequar o perfil do adotante ao animal adotado", declara a vice-presidente da ONDA. Informações pelo fone: 3041-5081.

Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha

Créditos Destaque: Bruna Flores