Segunda edição do Mamaço, evento realizado no Parcão. Foto: Rafael Rosa
Analu e Andrea. Foto: Rafael Rosa

As doulas educadoras perinatais e consultoras em amamentação Andrea Gabech e Analu Muñoz são as promotoras do projeto Entre Barrigas, uma roda de conversa que proporciona a gestantes e companheiros orientações sobre gestação, preparação para o parto e o pós, e amamentação, com foco na assistência humanizada. O próximo encontro está agendado para 27 de outubro, das 10h às 12h, no Espaço Remãenascer (Avenida João Marciano, 237, no Parque dos Anjos). Nesta edição, o tema em discussão pelos participantes será “como o companheiro pode ajudar a gestante na hora do parto”. O ingresso para a atividade custa R$ 15,00 (individual) ou R$ 25,00 (casal) e pode ser adquirido no site Sympla.

Ações realizadas

As rodas de conversa promovidas por Andrea e Analu, por meio do projeto Entre Barrigas, ocorrem mensalmente. “Tratamos temas importantes para o bom preparo para o parto, maternidade e paternidade ativas e conscientes, além de amamentação”, explica Andrea, que é a criadora do Espaço Remãenascer. As atividades desenvolvidas por elas também ajudam a comunidade a conhecer um pouco mais do trabalho das doulas e a compreender a importância do aleitamento materno para a saúde dos bebês e das mães. A fundadora do Remãenascer e Analu, que idealizou o projeto Materna, estão à frente da realização do Mamaço, evento que já teve duas edições em Gravataí. Mais informações sobre os projetos podem ser obtidas através dos telefones 98423-6468, 998762557 e redes sociais das consultoras (@remaenascer / @analumunoz_materna).

Mamaço

A reportagem de Saúde da Revista Evidência de outubro (edição 253) aborda o tema aleitamento materno. A foto utilizada para abrir a matéria é do 2º Mamaço, evento organizado pelas doulas Andrea a Analu, com o apoio de instituições locais, entre as quais SOS Mães Amigas, Gabella Orgânicos e Essência Farmácia de Manipulação. A atividade foi realizada em quatro de agosto e contou com a presença de 45 adultos e dezenas de crianças. A temática do encontro foi o empoderamento das mães e pais em favorecimento da amamentação. Também ocorreram sorteios de brindes, bate-papo com a fonoaudióloga Alessandra Duzac, uma aula de ioga com Josiane Becker e a cobertura fotográfica de Rafael Rosa. A intenção das doulas é realizar o Mamaço anualmente, em agosto, que é o mês de sensibilização mundial para a importância do aleitamento materno.