Foto: Divulgação/PMG

O retorno das aulas está chegando e a Prefeitura de Gravataí, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SMED), está executando uma série de ações que visam a segurança sanitária dos profissionais da área, dos alunos e de suas famílias. Na última sexta-feira (29/1), a secretária da pasta, Sonia Oliveira, recebeu os diretores das escolas municipais no plenário da Câmara de Vereadores. O objetivo do encontro foi fornecer as orientações gerais sobre o início do ano letivo de 2021, que deverá ocorrer de forma híbrida, em que os alunos se revezarão entre aulas presenciais e atividades domiciliares, semanalmente.

Na ocasião, foram esclarecidas todas as dúvidas dos diretores sobre os Planos de Contingência, recursos humanos, organização das atividades escolares de forma presencial e não presencial, compra de EPIs (equipamentos de proteção individual) para as escolas e procedimentos pedagógicos a serem adotados no retorno às aulas, considerando o momento atípico. Além disso, foi divulgado o Ciclo de Formação Continuada para os profissionais em educação que será realizado esta semana (de 1º a 5 de fevereiro). A partir do dia 8 de fevereiro, pais e alunos serão acolhidos nas suas escolas e receberão orientações e treinamentos sanitários.

A Prefeitura investiu em equipamentos de proteção individual (EPIs) que estão sendo distribuídos nas escolas, desde a segunda quinzena de janeiro. Os itens são: álcool em gel e álcool líquido 70%, dispenser para álcool gel de parede e de mesa, totem com álcool gel, tapetes sanitizantes, termômetros digitais, máscaras de proteção individual para os alunos e funcionários e protetor facial de acrílico para professores. Algumas escolas ainda receberam adequações físicas como novas pias para agilizar o ato de lavar as mãos, entre outras medidas. As escolas também receberam R$ 1,5 milhão, referente aos repasses para custeio e capital. Este valor também será utilizado para contribuir com as ações que ainda sejam necessárias para receber os alunos e professores.

Fonte: Prefeitura de Gravataí