O carnaval de 2014 tem início previsto para março e, com isso, milhares de foliões começam a planejar viagens para as cidades onde esse espetáculo acontece anualmente. Porém, as famílias que têm um cãozinho em casa se deparam com um impasse: “O que fazer com o cão nesse período?”.

Se a família resolver levar seu bichinho na viagem é importante tomar algumas precauções que podem fazer a diferença durante o trajeto:

– Certifique-se de que o cão esteja usando uma coleira com plaquinha de identificação onde haja seu endereço e telefone;

– Se for uma viagem longa, é importante levar o cão ao veterinário antes da saída para que seja feita uma avaliação clínica. Leve bastante água fresca, especialmente se o tempo estiver quente e pare regularmente para que seu cão possa beber água e esticar as patas;

– Caso seu cão costume enjoar com o movimento do carro, não o alimente até uma hora antes do início da viagem. Você pode diminuir os enjoos dirigindo de forma ponderada. Acelerar e frear suavemente ajuda bastante. E nunca deixe seu cão dentro do carro sozinho.

Se não puder ou não quiser levar seu animal de estimação na viagem, evite deixá-lo sozinho em casa, aos cuidados de um parente ou vizinho. Há um grande risco de ele sentir-se sozinho e deprimido, pois não entende que seus donos irão retornar. É muito importante que ele tenha uma companhia que o distraia. Se não tiver com quem deixar seu bichinho, procure hotéis específicos para cães, que oferecem toda a estrutura da qual ele precisa.

Fonte: Estúdio de Comunicação/Planet Dog Resort

Créditos destaque: Sxc.hu