Na última terça-feira (26/06), a Prefeitura de Cachoeirinha deu início ao processo de reintegração de posse no loteamento Chico Mendes, onde 280 famílias estão alojadas desde novembro do ano passado. A ocupação – irregular, ocorreu em casas inacabadas que, segundo a Administração Municipal estariam destinadas aos cadastros realizados em 2005 por pessoas moradoras de zonas de risco.

De forma pacífica, parte dos ocupantes saiu do local. Caminhões levaram os móveis das famílias para o depósito providenciado pela Prefeitura. O deslocamento causou congestionamento na ERS 118 e descontentamento dos moradores por deixarem seus pertences.

Algumas famílias deixaram a área no fim de semana. Conforme o secretário municipal de Habitação, André Lima, 60 famílias consideradas em situação vulnerável receberão aluguel social de R$ 250,00 por seis meses, prorrogáveis por igual período. O restante preencheu cadastro e deve ganhar nova casa, em até 12 meses.

O loteamento Chico Mendes deve estar concluído em seis meses e abrigará famílias que vivem em zonas de risco, alagadiças e próximas à redes de alta tensão. Apesar de não haver conflito, houve registros de vandalismo nos imóveis ocupados. A ação teve o acompanhamento da Brigada Militar, Bombeiros, Defesa Civil e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Fonte: Correio do Povo
Crédito destaque: Pedro Revillion/ CP