Aconteceu no último sábado (1º) o desfile de abertura da sexta edição da Gincataí, gincana promovida pela Liga Independente das Equipes de Gincanas de Gravataí (LIEGG). O tema deste ano é “Isto é Gincana!” e terá a participação de seis equipes: Agecê, Anjos da Aldeia, Arrobalhera, EquiRetalho, Los Mucho Locos e Trapo de Elite, somando um total de cerca de dois mil envolvidos.

No desfile, cada equipe teve cinco alas, onde exploravam os seguintes temas: “Ser gincaneiro é…”, “As tarefas mais divertidas que já cumprimos”, “A amizade: os amigos que fizemos gincaneando”, “Gincaneiros conscientes: paz no trânsito durante a gincana” e “Confraternização Gincaneira, uma grande festa na avenida”.

A gincana começa no próximo dia 14 e se estende até o meio-dia do dia 16. Haverá provas artísticas, esportivas, de lógica, de rua e velharias, entre outras.

O evento teve seu início extraoficial na década de 1990, quando equipes se reuniam para participar do GincaGensa. As competições se tornaram maiores e, a partir de 2008, passaram a receber equipes de toda a cidade com o nome atual de Gincataí.

Fonte: Prefeitura de Gravataí