Astrônomos da agência espacial americana (NASA) descobriram o primeiro caso de um planeta com dois sóis. Chamado de Kepler-16b, ele orbita em um sistema a cerca de 200 anos-luz da Terra. O novo planeta poderia ser comparado ao fictício Tatooine, planeta de dois sóis retratado no filme Star Wars, há mais de 30 anos.

De acordo com a Nasa, pesquisas anteriores já haviam sugerido a existência de planetas deste tipo, chamados de circumbinários, mas nunca foi possível confirmar cientificamente o fato. Agora, ele pode ser detectado claramente a partir do observatório Kepler.

“Esta descoberta confirma uma nova classe de sistemas planetários que poderiam abrigar vida”, afirma o cientista William Borucki.

Os estudos confirmam que o planeta Kepler-16b é inóspito, frio e tem aproximadamente o tamanho de Saturno. As estrelas dele, porém, são menores do que o nosso Sol — têm 20% e 69% da massa do nosso astro.

Ele descreve uma órbita quase circular em torno dos dois sóis a cada 229 dias, a uma distância comparável à de Vênus. Como as estrelas são bem menores e menos brilhantes que o Sol, ele é um mundo frio, com temperaturas que variam entre -70ºC e -100ºC.

Fonte: Zero Hora

Créditos Destaque: Nasa