Comemoramos o Dia dos Pais no segundo domingo de agosto, que, neste ano, será no dia 14/08. A data serve para homenagear e dedicar um carinho muito especial por aqueles que nos amam.

A história

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a ideia inicial foi praticamente a mesma: criar um momento para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.

Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, pensou em celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho.

Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, e também pediu auxílio para uma entidade de jovens cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19/06 daquele ano, aniversário do pai da garota.

No Brasil, a comemoração da data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14/08 de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.

Fonte: Portal da Família

Créditos Destaque: rejexxx.blogspot.com