Fundado em 14 de julho de 1913, o Esporte Clube Cruzeiro comemora 100 anos no próximo domingo. Considerado, durante décadas, uma das três forças do futebol gaúcho, o Cruzeiro sempre se caracterizou por crescer contra os clubes grandes. Hoje, o clube presidido há três mandatos por Dirceu de Castro, opera sem medo a mudança para um novo estádio, em Cachoeirinha, no Distrito Industrial.

Vanguardista, em 1917 propôs que fosse regulamentada a entrada de jogadores estrangeiros nos clubes gaúchos, como já ocorria em São Paulo e Buenos Aires. Na década de 1940, foi o primeiro clube do estado a contratar um técnico de outro país, o húngaro Emeric Hirchl.

Em 1953, o Cruzeiro viajou para a Europa, Ásia e Oriente Médio, tornando-se o primeiro clube fora do eixo Rio-São Paulo a excursionar para tão longe. Além de ter trazido muitas vitórias na bagagem, ainda conseguiu o feito de empatar com o Real Madrid na casa do adversário, na época penta campeão europeu e considerado o melhor time do mundo.

Programação especial

Mais de 600 pessoas já confirmaram presença nas festas do Centenário do Esporte Clube Cruzeiro, que acontecerão sábado, no Clube Campestre em Porto Alegre, e domingo, no CTG Rancho da Saudade, em Cachoeirinha.

Segundo o site do clube, os convites ainda estão à venda, mas restam poucos lugares. Reservas, informações e vendas pelo telefone da secretaria do clube: (51) 3041-5220.

Fonte: Site do Esporte Clube Cruzeiro

Créditos destaque: Arquivo Esporte Clube Cruzeiro (Na imagem, Cruzeiro em 1945 contra o Atlético Paranaense no estádio Joaquim Américo, em Curitiba)