Desde quinta-feira (02/08) a Receita Federal disponibilizou a inscrição dos contribuintes no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) pela internet e de forma gratuita para maiores de 16 anos. Pelo sistema anterior, o processo de obtenção do número do CPF era feito em bancos públicos, como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, ou nas agências de Correios, ao custo R$ 5,70. Esses locais continuarão oferecendo o serviço com o mesmo custo.

Para o cadastramento, é necessário digitar data de nascimento, número do título de eleitor, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço e telefones para contato. Se efetivada com sucesso, a inscrição vai gerar o número do CPF e o comprovante. O solicitante deverá anotar a inscrição ou imprimir o informativo. Em casos de inconsistência nos dados informados, o contribuinte será orientado a dirigir-se a uma unidade conveniada (BB, Caixa ou Correios).

O documento é necessário para fazer as declarações anuais do Imposto de Renda (IR), abertura de crédito, renovar passaporte e efetuar qualquer tipo de contrato bancário, além de participar de concursos públicos ou retirar prêmios de loterias.

Fonte: G1
Créditos destaque: www.donome.com.br