Desde o dia 21 de agosto, estão abertas as inscrições para o Programa de Voluntários para a Copa das Confederações em 2013 e para a Copa do Mundo em 2014, organizado pela FIFA. Os interessados em trabalhar nos eventos esportivos podem se inscrever no site da entidade.

O cadastro é único e vale para as duas competições. Esta é a primeira etapa do processo de seleção, que conta ainda com entrevistas e capacitações. Os primeiros treinamentos serão online e começam em dezembro. Após, haverá treinamento presencial, no qual os voluntários vão conhecer os locais de trabalho e terão instruções mais específicas.

O Programa prevê duas categorias de voluntariado: especialistas, com atividades mais específicas – como imprensa e medicina -, e generalistas, que atendem a maior parte das áreas de trabalho e têm foco no atendimento ao público. As exigências são ter mais de 18 anos até três meses do evento, disponibilidade para os treinamentos e para os 20 dias de competição com carga horária diária de 10 horas.

O trabalho não prevê remuneração salarial ou de ajuda de custo para hospedagem. Serão oferecidos uniformes, auxílio transporte e alimentação durante o período de trabalho. Segundo a FIFA, o site recebeu 37 mil inscrições vindas de 69 países diferentes, em apenas 24 horas no ar. O link para inscrição é https://ems.fifa.com/Volunteer/Brazil/Login

Fonte: FIFA
Créditos destaque: FIFA