No Rio Grande do Sul, a Copa do Mundo de 2014 não ficará restrita a Porto Alegre – cidade-sede que receberá os jogos. Outros municípios do Estado já concorrem para atrair seleções durante o evento esportivo. Na primeira versão do catálogo de Centro de Treinamento de Seleções (CTS), lançado no dia primeiro de agosto, pela Fifa e Comitê Organizador Local (COL), dos 54 CTS de todo o país, sete são gaúchos. Com o número, o RS foi o segundo Estado com maior número de CTS selecionados. Durante todo o processo, 22 cidades sul-rio-grandenses se candidataram para servir de base para seleções que participarão do próximo Mundial, incluindo Cachoeirinha que não foi selecionada nessa primeira chamada.

Uma nova janela será aberta em setembro e, até dezembro de 2013, o catálogo final deverá estar concluído. Na próxima semana, o Governo do Estado realiza nova reunião com o COL a fim de discutir melhorias a serem feitas nas cidades que ainda não foram aprovadas. Todas as concorrentes da primeira fase e mais Gravataí – que apresentará o projeto somente no dia 15/08 – disputam seleção na nova janela.

CTS gaúchos listados no Catálogo da Fifa

– Bento Gonçalves: Hotel Spa do Vinho e Parque Esportivo Montanha

dos Vinhedos

 – Canoas: Hotel Plaza San Rafael e Complexo Esportivo da Ulbra 

–  Caxias do Sul: Hotel Intercity Premium e estádio Francisco Stédile (S.E.R Caxias), Samuara Hotel e estádio Alfredo Jaconi (Juventude)

 – Farroupilha: Dall Onder Hotel e estádio das Castanheiras

– Lajeado: Inn Italy Hotel e Centro Esportivo Lajeadense 

– Viamão: Hotel e CT do Vila Ventura 

Fonte: Portal Oficial Copa do Mundo Fifa 2014

Créditos destaque: Secom/Prefeitura de Canoas