Uma tecnologia que usa raios solares para resfriamento é algo curioso, afinal, é justamente para impedir que o calor esquente as bebidas que o cooler é levado para a praia, por exemplo. A empresa Solar Cooler, no entanto, mostrou que o calor pode sim ser aproveitado para a finalidade menos óbvia, ao desenvolver um objeto ecológico e criativo.

O projeto Solar Cooler pode ser usado para gelar mantimentos, mas foi desenvolvido para transportar vacinas. A companhia de design holandesa Springtime já havia mostrado que a técnica é possível quando lançou carrinhos de sorvete com painéis fotovoltaicos.

“Esperamos que a tecnologia tenha um impacto significativo em como as vacinas serão transportados ao redor do mundo”, afirma os criadores na descrição do projeto – que espera financiamento coletivo no site Indiegogo.

A tecnologia funciona da seguinte forma: as placas solares captam a energia do sol e um sistema direciona a energia para resfriamento e armazenamento. Segundo o Ecycle, o cooler é capaz de manter a temperatura a 5ºC e possui rodas que facilitam o transporte.

Especialmente eficaz em regiões remotas, onde falta acesso à energia elétrica, o cooler será muito útil para os médicos.

Fonte: ciclovivo.com.br

Créditos destaque: Solar Cooler/Divulgação