O Rio Grande do Sul entregou a proposta de vistoria de carros ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), para controlar a poluição veicular. O prazo para entrega dos projetos era até 30/06, sendo obrigatória a participação dos governos. Além do RS, outros nove estados também entregaram seus projetos.

A inspeção veicular consiste em medir a emissão de poluentes pelos veículos e verificar se os níveis estão dentro de padrões definidos como aceitáveis. Carros, motos e caminhões podem passar pelos testes.

Diante da baixa adesão e da falta de dados sobre quando e como o processo será iniciado,  o Ministério do Meio Ambiente avalia que a ausência de informações sobre a frota e a qualidade do ar e a falta de estrutura nos estados são os principais entraves para a adoção da medida para combater a poluição nas cidades.

O plano gaúcho prevê a inspeção, a partir de dezembro deste ano, para veículos da Região Metropolitana de Porto Alegre fabricados entre 1997 e 2010. Outros grupos e regiões do estado serão incorporados ao programa a partir de dezembro de 2012. Serão dispensados veículos militares, agrícolas, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem e pavimentação, além de aplicação ou de concepção especial e automóveis de coleção e de antiquários anteriores a 1960.

Fonte: G1

Créditos Destaque: Ministério Público