Ocorreu, nesta segunda-feira (10), a primeira reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPPD) de 2014. O encontro teve início com a entrega dos decretos de nomeação dos novos conselheiros. Estavam presentes também a assessora de Políticas Públicas para a Pessoa com Deficiência (APPPD), Patrícia Lisboa, e a representante do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS), Magda Stoll Andrade.

Um dos temas centrais da reunião foi o projeto de acessibilidade do TRE-RS para as Eleições 2014. Segundo Magda, cerca de 50% dos locais de votação de Gravataí são espaços municipais. O objetivo do órgão é avaliar todas as localidades quanto as suas estruturas e sinalização, facilitando o acesso de pessoas com deficiência física, auditiva ou visual. O ato de abertura dessa campanha acontece no dia 24 de março e deve contar com a presença do prefeito Marco Alba.

O COMPPD, presidido pela professora Josefa Lopes, também discutiu a exposição fotográfica acessível, que deve acontecer em abril, durante as comemorações do aniversário do município. A comissão organizará o evento, que contará com obras especiais para portadores de diversos tipos de deficiência.

Patrícia Lisboa reuniu-se ainda com o assessor especial de Políticas para Pessoas com Deficiência do Estado, Adilson Corlassoli. Para ele, é necessário estreitar as relações entre o conselho estadual e municipal. “Gravataí é uma das únicas cidades gaúchas que conta com uma APPPD. Isso deve ser muito valorizado”, afirmou Adilson.

Fonte: gravatai.atende.net

Créditos destaque: CCS/PMG