Foto: Pinterest

Embora a expressão “não devemos nos importar com o que os outros pensam” seja muito difundida em livros de autoajuda e em frases que circulam na internet, devemos sim, nos preocupar com nossa imagem e reputação. Sabe-se que estão diretamente relacionadas à boa impressão e ao sucesso.

Não me refiro a perfeição, a não poder errar nunca. Longe de levantar essa bandeira! Mas como sou apaixonada pelo tema construção de imagem e estudo o comportamento humano, alerto que: o mundo perfeito, onde não há julgamento pela aparência e comportamento, ainda está um pouco longe. Então, trago informações valiosas quando o assunto é causar uma boa primeira impressão. Sabemos que ela facilita muito o surgimento de oportunidades, abre portas e permite que novas relações interpessoais sejam construídas de maneira positiva, nos ajudando a atingir objetivos, sejam pessoais ou profissionais.

Apesar de a primeira impressão ser um julgamento incontrolável, existem comportamentos que a modificam como:

Praticar a escuta ativa – Não existe pessoa mais desagradável do que aquela que fala sem parar, e quando chega a hora de ouvir o que o outro tem a dizer perde o interesse e muda de assunto para falar apenas o que lhe interessa. Precisamos exercitar a escuta ativa, e demonstrar interesse genuíno no outro.

Pontualidade – O óbvio tem que ser dito. Todos sabem que imprevistos acontecem, portanto sair com antecedência para chegar a um compromisso é um dever que, se cumprido com excelência, é valorizado.

Se vista adequadamente – A roupa é peça chave para a primeira comunicação visual. Roupas largas podem demonstrar desleixo; justas demais, atenção para atributos desnecessários para um local profissional, principalmente se for uma empresa mais tradicional.

Sorria sinceramente – Não sabe sorrir? Treine em frente ao espelho! Uma pessoa se torna agradável com um sorriso largo e sincero. O sorriso é nosso melhor cartão de visita.

Cuide o volume da voz – Ajuste o volume de voz de acordo com o ambiente e o ritmo de quem está conversando.

Elimine os sabotadores de imagem – Cabelo desleixado ou sujo; unhas sujas ou descascadas; dentes sujos ou mal cuidados; perfume forte demais, principalmente durante o dia, e roupas de tamanho inadequado (largas, justas, curtas ou compridas demais para seu biótipo).

A primeira impressão é uma emoção, um sentimento, uma marca que a gente deixa na mente das pessoas. É a imagem formada deste primeiro momento que irá determinar o que pensam sobre nós: se passamos credibilidade, se somos confiáveis ou não. Assim, ter um cuidado especial com nosso comportamento e aparência com certeza nos trará bons frutos.

*Publicação da Revista Evidência de dezembro. Dicas fornecidas pela colunista de Moda Andréia Gasparoni.