Se em Gravataí a Semana do Idoso terminou com um baile, na última quarta (1°), em Cachoeirinha as atividades da Semana começaram, no mesmo dia, e também com um baile. A festividade aconteceu no CTG Guapo da Amizade, que recebeu o grupo musical Julio, Julinho e Júnior. O início com o baile foi novidade no Município, já que costumeiramente ele encerra as atividades.

“Vamos iniciar a nossa semana de uma forma muito especial, com muita alegria e descontração. Vamos nos divertir”, entusiasmou-se a presidente do Conselho Municipal do Idoso (Comdi), Maria de Fátima Silva.  As atividades também visam mostrar que o idoso precisa ser respeitado. “Não podemos permitir que as pessoas nos chamem de velhos. Afinal de contas, contribuímos e continuamos contribuindo para a sociedade”, enfatizou O secretário de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), Brinaldo Mesquita, que ainda afirmou que tem “62 anos, a caminho de 63, e não admito ser desrespeitado”.

O baile teve a presença ainda de idosos que se mostram recuperados de problemas psicológicos no passado. Caso da aposentada Marta Maria de Silva Chulche, 61 anos, que sofria de depressão. “Hoje participo de várias atividades, principalmente na Unidade Básica de Saúde Luis de Camões. Lá fiz muitos amigos e aprendi a viver de outra forma”, revelou.

A 19ª Semana do Idoso de Cachoeirinha terá eventos até o próximo dia 17. Acompanhe o cronograma:

14/10 – Caminhada de abertura da Semana do Idoso, com saída às 9h no Mercatto Café e indo até o Centro de Especialidades Clínicas (CEC).

15/10 – 4° Seminário de Políticas para idosos, com o tema “Expandindo horizontes e as relações afetivas e sexualidade na terceira idade”. Marcado para 8h30, na Câmara de Vereadores.

16/10 – Jogos de Integração da terceira idade, às 9h, no Ginásio Fátima.

17/10 – Ato ecumênico de encerramento, às 15h, na Câmara de Vereadores.

Fonte: Prefeitura de Cachoeirinha