O Programa Municipal de Controle da Dengue recebeu, nesta segunda-feira (25), um reforço para sua estrutura de atendimento e trabalho no combate ao mosquito aedes aegypti. Integrando as atividades da Semana Municipal da Dengue, foi inaugurada a sede do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos. Ainda na ocasião, a Escola Municipal de Ensino Infantil Nossa Senhora dos Anjos recebeu o Certificado de Combate à Dengue, em virtude do trabalho desenvolvido junto aos alunos.

O local servirá para uma série de atividades dos Agentes de Combate a Endemias. Além do controle do mosquito da dengue, principal alvo dos agentes, os profissionais são responsáveis também pelo combate a outros vetores. Na casa, serão realizadas capacitações internas, dinâmicas e formações junto aos agentes, que possuem um importante papel na promoção de saúde.

O secretário municipal de Saúde, Jones Martins, esteve na inauguração. "Não adiantaria termos muitos programas de combate à dengue, sem o trabalho dos agentes, que vão de casa em casa", disse Jones, que parabenizou ainda a coordenadora da Vigilância em Saúde (VIEMSA), Patrícia Silva, os demais coordenadores, agentes de combate a endemias e representantes da EMEI Nossa Senhora dos Anjos.

Trabalham hoje no município 108 Agentes de Combate a Endemias, divididos em sete equipes, que verificam residências e pontos estratégicos, como cemitérios, borracharias, madeireiras e outros estabelecimentos que podem alocar o mosquito. Atualmente, 100% das residências do município são visitadas pelo agentes.

A diretora da EMEI Nossa Senhora dos Anjos, Janete Lopes, recebeu das mãos do responsável técnico pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, o biólogo Gabriel Gasperin, o Certificado de Combate à Dengue. "Desenvolvemos na Escola um projeto chamado 'Anjos Contra a Dengue', onde as professoras realizaram pesquisas e trabalhos com as crianças, que levaram o conhecimento para suas casas e para a comunidade", disse a diretora. As professoras Luiza Galarce e Lutiane Pacheco também foram homenageadas pelo trabalho desenvolvido na escola.

A sede do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos, Rua Ocívio de Oliveira, Nº 105, Bairro Jardim da Figueira. Além dos Agentes de Combate, Coordenador administrativo do Núcleo de Vigilância dos Riscos e Agravos Ambientais Biológicos, Getúlio da Costa, o coordenador de campo do Programa Nacional de Controle da Dengue, Alcione dos Santos, e a coordenadora do Departamento de Vigilância Ambiental, Virgínia Bandasz.

A programação da Semana Municipal da Dengue encerra-se nesta terça-feira (26), com uma limpeza do Rio Gravataí, no entorno do bairro Caça e Pesca. Os Agentes de Combate a Endemias e os alunos da Escola Presidente Tancredo Neves devem participar da atividade.

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde

Créditos: Divulgação/Secretaria Municipal de Saúde