A Prefeitura de Gravataí, através da Secretaria da Saúde, está ampliando as ações de combate à dengue em todo o município. Diante da confirmação de casos da doença em Porto Alegre e de um alerta epidemiológico do Estado para a Região Metropolitana, o Secretário da Saúde Jones Martins determinou à coordenação da Vigilância em Saúde (Viemsa) que redobrasse os esforços para evitar casos de dengue entre os moradores da cidade. “Não temos casos confirmados da doença em Gravataí, mas intensificar as ações de combate aos possíveis focos vai diminuir os riscos”, afirma Jones.

Após essas suspeitas, a Viemsa, emitiu um alerta a toda rede de saúde pública sobre a presença da doença na capital e os cuidados que devem ser tomados. De acordo com a coordenadora interina da Viemsa, Patrícia Silva, as diretrizes do plano de combate à dengue preveem a presença do maior número possível de agentes de combate a endemias, os populares “agentes da dengue”, nas ruas da cidade, orientando a população sobre os riscos do transmissor da doença e as formas de evitá-la. “Também agimos de forma estratégica em pontos como borracharias, ferros velhos e floriculturas para garantir que não haja criatórios de larvas ou mosquitos transmissores da doença”, relata Patrícia.

AÇÕES– Nos próximos dias, a Prefeitura irá distribuir cerca de 30 mil panfletos com informações sobre os sintomas da dengue e as medidas de combate que podem ser adotadas em todas as casas. Qualquer um pode ajudar, evite o acúmulo de água parada em vasos de plantas, objetos velhos pelo pátio, em calhas ou caixas d’água sem manutenção.

Atualmente, a Vigilância em Saúde conta com 59 agentes de endemias que visitam periodicamente 100% das moradias no município. Eles também visitam a cada 15 dias os chamados Pontos Estratégicos (PEs), que são os locais em que podem desenvolver com maior facilidade os criatórios do mosquito Aedes aegyptis e suas larvas. São eles as borracharias, os ferros velhos, as floriculturas e os locais de deposição irregular de lixo e caliça.
 

Fonte: Prefeitura de Gravataí