O Centro Comunitário da Assistência Social Alziro Zarur, da Legião da Boa Vontade (LBV), de Glorinha, desenvolve programas socioeducativos voltados a crianças e adolescentes e suas famílias. Como exemplo, pode-se citar o projeto Capacitação e Inclusão Produtiva, que oferece cursos profissionalizantes com o intuito de preparar adolescentes, jovens e adultos – que sofrem em decorrência da pobreza, da violência, discriminação ou outros problemas sociais – para o mercado de trabalho.

Uma das ações desenvolvidas dentro do programa é a Oficina de Culinária. Por meio dela, os alunos aprendem a preparar massas caseiras, salgados, bolos, bolachas, tortas, pão de queijo, entre outros alimentos. Após o término do curso, a turma recebeu o certificado de conclusão, para que possam aplicar o que aprenderam na LBV e facilitar o ingresso ao mercado de trabalho. Foi o que ocorreu com Regina de Fátima Farias da Silva, participante do curso, que conseguiu emprego na cozinha de uma indústria em Gravataí.

Para comemorar a conquista dos alunos, a instituição promoveu uma confraternização com pratos preparados pelos próprios formandos e todos degustaram em clima de alegria.

Outras ações

No Centro Comunitário da LBV também é desenvolvido o programa LBV — Criança: Futuro no Presente!. A ação, realizada no período do contra turno escolar, contribui para o protagonismo de crianças de 6 anos a 12 anos em situação de vulnerabilidade social, considerando a história de vida e as singularidades delas, por meio de atividades que despertem competências e habilidades, promovam a vivência de valores e integrem a família.

Em Glorinha, o Centro Comunitário de Assistência Social Alziro Zarur está localizado na RS 030, Km 19, Parada 119. Informações: 3487-2600.

Fonte: LBV / Liliane Cardoso

Créditos Destaque: Thais Gonçalves / LBV