A 1ª Canoata pela Sustentabilidade na Bacia do Gravataí, em comemoração aos 15 anos da APA (Área de Proteção Ambiental) do Banhado Grande, ocorreu na manhã deste domingo (20). Participaram 55 competidores em 33 canoas e caiaques, em um percurso de aproximadamente 9 km pelas águas do Rio Gravataí.

A largada foi dada às 10h, no Camping do Cataucho, no Passo dos Negros, ponto de encontro de todos os atletas competidores. O trajeto foi realizado apenas dentro dos limites da APA do Banhado, sendo que os primeiros completaram o percurso em cerca de duas horas e 15 minutos. A competição, de caráter participativo, não premiou vencedores.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luciano Oliveira, observou que o domingo de tempo aberto ajudou no bom andamento da Canoata. "Hoje foi um dia especial para a comunidade esportiva em Gravataí. O sol maravilhoso colaborou para a realização do evento, juntamente com o céu azul que contrastou com o verde da natureza. É importante valorizar o Rio Gravataí, por ser uma beleza natural a ser explorada no município, tanto com o esporte, quanto com o convívio com a natureza", afirmou Oliveira.                                                                                                     

Um dos atletas a participar do evento, Alisson Gross, pratica o esporte há mais de um ano e já vislumbra um futuro na modalidade. "A canoagem começou na minha vida por diversão e, hoje, passou a ser algo mais sério, mais profissional. São muitos treinos rumo ao Campeonato Brasileiro no final de novembro, e este evento de Canoagem é um bom teste de preparação para a competição", relevou Alisson.

Convênio

Logo após a chegada dos competidores, foi assinado o convênio que disponibilizará equipamentos esportivos básicos para a prática da Canoagem (caiaques, remos e coletes salva-vidas) para o núcleo esportivo do Caça e Pesca. O convênio foi assinado através da Prefeitura de Gravataí com a Associação Gravataiense de Canoagem.

A coordenadora dos núcleos esportivos da Smel, Cristina Barbosa Fonseca, declarou que "o investimento será para equipar o núcleo e incentivar os alunos que se encontram em vulnerabilidade social e que no contato com o esporte buscam um novo caminho". Cristina classificou o convênio como "um incentivo a mais para que o nosso olhar se volte para o rio, que tem um potencial muito grande para explorar a canoagem".

São apoiadores da 1ª Canoata pela Sustentabilidade na Bacia do Gravataí:

APA do Banhado Grande

Corsan

Camping do Cataucho

Corpo de Bombeiros de Gravataí

Associação Gravataiense de Canoagem

O evento também recebeu o apoio da Prefeitura de Gravataí, por intermédio das secretarias de Esporte e Lazer (SMEL), de Assuntos para Segurança Pública (SMASP), e da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMMA), com a iniciativa da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA). A Secretaria Municipal para Assuntos de Segurança Pública (SMASP), por intermédio do Grupamento Ambiental, garantiu a segurança dos participantes.

Fonte: gravatai.rs.gov.br

Créditos destaque: CCS/PMG