Na manhã de quarta-feira (19), o Bom Dia Associado, patrocinado pelo Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Cachoeirinha, contou com a palestra “O Salto das Mulheres”, da professora, administradora de empresas, empresária e Vice-presidente de Integração da FEDERASUL, Simone Diefenthaeler Leite. A palestra visava a debater a liderança feminina no ambiente empresarial e o papel da mulher do século XXI na sociedade.

Simone diz que o objetivo da conferência é fazer as mulheres refletirem sobre seu papel na sociedade. A empresária acredita que é preciso resgatar parte da mulher do passado sem perder a mulher de hoje e suas conquistas. “A mulher, além do ambiente empresarial, tem um papel importante que é o de ser mãe e dona de casa, a esposa. Isso nós não vamos perder nunca, e nem podemos. A mesma coisa para as questões sexuais. Eu acho que, hoje, há uma forma muito liberal de tratar isso e a própria mulher fica vulgarizada. Nós conquistamos a possibilidade de sair com as amigas, de ir ao cinema sozinha, ao restaurante sozinha e isso antes não se tinha, nossas mães e avós não tinham. Mas há limites pra tudo”, reflete. Para ela, a sensualidade, a feminilidade e a ternura são características essenciais à mulher que não podem ser perdidas. “São o que nos difere dos homens”, justifica.

A palestra, acompanhada de café da manhã, era direcionada a homens e mulheres inseridos no mundo corporativo. Monalise Scopel, empresária, que faz parte do Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Cachoeirinha, acredita que é importante que os homens também compareçam a este tipo de evento, já que o ambiente empresarial é composto por ambos os gêneros e eles têm de compreender a mulher como parte desse sistema. Muitas vezes, inclusive, ocupando cargos de liderança. “O homem precisa estar ciente e apoiar a mulher neste papel empreendedor”, ressalta. Simone tem um ponto de vista semelhante ao de Simone e diz que, pelo fato de a palestra ser uma reflexão sobre questões culturais e sobre a sociedade em que se vive hoje é adequada e recomendada a ambos os sexos. “A mulher do século XXI é muito diferente daquela que foi e os homens precisam saber lidar com isso. Porque existe uma mudança conceitual em toda a sociedade. A gente sabe que o que move a humanidade são sexo e poder. E é essa equação que a gente precisa saber balancear”, reflete.

O Núcleo de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial de Cachoeirinha faz parte do Programa Empreender, que é uma iniciativa da CACB – Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil. No Rio Grande Do Sul, vem sendo desenvolvido pela FEDERASUL – Federação Das Associações Comerciais E De Serviços Do Rio Grande Do Sul. Participam do Núcleo: Adri Papelaria – Adriana R Wathier; Affonso e Freitas – Karine Carbonera Freitas; Alea Seguros – Daniela Souza Almeida; Aquecedores Dionísio – Maria de Lourdes Pisigodinsk; Caixa Econômica Federal – Eliane de Souza Pereira; Centro Estética e Bem Estar – Dalina Sánchez; Chocolate Ideias – Jordana Salles; Criativus – Luciane Bento; EkoBrazil  – Rejane Rillo; Empório dos Chocolate – Monalise T Scopel; Fiscontarh – Lutiane Honorinada Silva; Grand Day – Karine Campos | Patricia Kiefer de Souza; Jacque Aubel Tendências em Sapatos – Jacqueline Aubel; Janartesã – Janaina Cezar Ramos; Konig e Herzog Arquitetura – Thiele Konig Choynowski; M&J Vidros – Joyce Fagundes; Macrosul Embalagens – Elenir Santos; Marcia Fialho Jóias – Marcia Fialho; Mary Estética – Marcia Brasil; MW Embalagens – Sandra M Rodrigues; Espaço Viver Zen – Patricia Matos; Proarc – Jessica Siqueira; Realplast Embalagens – Rosemary F de Paula; Restaurante Vida Natural – Maria Luiza S. Bagatini; SBCL Empreendimentos – Sara Baltazar.

Créditos destaque: Revista Evidência