A Secretaria Municipal de Cultura lançou nesta quarta-feira, dia 23, o projeto Biblioteca Móvel que levará o acervo de mais de mil livros da Biblioteca Pública Municipal e atividades culturais às comunidades de Cachoeirinha. O objetivo é formar novos leitores e dar oportunidade para que todas as pessoas possam ter acesso à leitura. Além dos livros, a Biblioteca Móvel vai levar aos bairros a contação de histórias, um instrumento importante no estímulo à leitura e à escrita e no desenvolvimento da linguagem.

Na abertura do lançamento, uma grande novidade foi comunicada pela Primeira Dama do município Sueli Pires, que representou o Prefeito Vicente: "o projeto foi contemplado com um ônibus que está sendo adesivado, equipado, preparado, e em até 90 dias estará pronto para ser a Biblioteca Móvel. Este incentivo é importante, pois o desenvolvimento de uma cidade se mede por sua cultura. Queremos que todos tenham oportunidade. A literatura não pode ser privilégio de uma classe social".

O secretário de Cultura Nérisson Oliveira destacou a dedicação de servidores na realização desta ideia, como a coordenadora da Biblioteca Pública Simone Medeiros e a coodenadora da Biblioteca Móvel Isabel de Souza Thiele, que está se aposentando e foi homenageada pela SMC. "Eu estou saindo, mas cabe agora a vocês cuidarem deste projeto, que sempre deu certo, seja de maleta, seja de cavalete, seja de Kombi", disse referindo-se a outras edições do projeto que contava com pouca infraestrutura.

Segundo o secretário Nérisson, a Biblioteca Móvel foi uma das principais reivindicações da 4ª Conferência Municipal de Cultura, realizada em agosto passado . "Estamos muito felizes por resgatar este trabalho, que começou com um armário e uma lona. Hoje é uma realidade". A primeira edição do Biblioteca Móvel será no dia 25 de abril, das 14h às 17h, integrando a programação do “Cultura nos Bairros”, com a presença da Trupi di Trapu apresentando o espetáculo “As aventuras de Tião Bagual”, no Bairro Fátima, ao lado do Ginásio Municipal (Rua Borges de Medeiros, 90).

O evento de lançamento também contou com a apresentação do grupo teatral Trupi di Trapu, que interpretou cenas de Dom Quixote. Prestigiaram também o presidente da Câmara de Vereadores Luís Henrique Tino, a vereadora Jacqueline Ritter da Frente Parlamentar de Incentivo à Leitura, o deputado Miki Breier, além de secretários, diretores e técnicos do município.

 

Fonte: Diretoria de Comunicação Social de Cachoeirinha

Crédito destaque: Fernando Planella