A peça para Teatro Fórum do Grupo Subversivos Teatrais “Beldade maculada” foi apresentada no dia 16 de outubro, no Cesuca. A apresentação com entrada franca fez parte da programação do evento Outubro Rosa, do Comitê Viva Mulher de Cachoeirinha.
O espetáculo que reúne artistas oriundo de Cachoeirinha, Guaíba e Porto Alegre, retrata quatro histórias inspiradas em situações reais relacionadas a opressões femininas. Cyberbullying, padrão de beleza, abuso e assédio sexual infantil e violência doméstica estão entre os temas abordados.
O Teatro Fórum é uma das técnicas do Teatro do Oprimido, criada pelo teatrólogo brasileiro Augusto Boal, na qual uma encenação baseada em fatos reais apresenta personagens oprimidos e opressores. No confronto, o oprimido fracassa e o público é estimulado pelo Curinga (o facilitador do Teatro), a entrar em cena, substituir o protagonista (o oprimido) e buscar alternativas para o problema encenado.
O Subversivos Teatrais é um grupo de teatro que se formou a partir da 6ª Edição do projeto Teatro de Fato – Curso de Teatro do Oprimido, que acontece anualmente no município de Guaíba. O projeto, patrocinado pela prefeitura Municipal de Guaíba, é realizado pelo grupo Comparsaria das Façanhas em conjunto com a ONG Semente Solidária. É ministrado pelos atores Araxane Jardim, Déia Alencar e Núbia Quintana.