Foto: Vinícius Saraiva

Estamos vivendo um momento de crise política e econômica. Para enfrentarmos, é muito importante aos empresários, neste período de incertezas, boas estratégias e organização para vencer os imprevistos e dificuldades. Uma gestão financeira competente nos possibilita reduzir gastos desnecessários e adequar a destinação dos recursos. Uma reformulação na estrutura operacional é fundamental para a redução dos custos, com o mapeamento completo e verificação das suas reais necessidades, além da implementação de um orçamento que permita o planejamento dos recursos alocados ao negócio.

A dúvida que, muitas vezes, pode surgir é: será que vale a pena obter crédito neste momento?

Para esta decisão é extremamente importante cautela, pois em momentos de crise a maioria das empresas não tem fôlego financeiro. Um empréstimo com baixo custo, prazo longo e pouca burocracia é espetacular, mas cuidado! O empresário não deve utilizar esse dinheiro em despesas pessoais, como muitos fazem ao trocar de carro ou casa. Isso faria com que ficasse na crise sem liquidez.

A empresa precisa ter fôlego financeiro por um determinado período, de acordo com o ramo de atividade. Para encontrar esta equação, basta somar todo o dinheiro em caixa, nos bancos, contas-correntes e aplicações de curto prazo, e dividir pelo gasto mensal. Feita essa conta, é possível identificar, em meses, o fôlego financeiro do negócio. O ideal seria que toda empresa tivesse, na pior das hipóteses, três meses de fôlego financeiro para poder tomar decisões com menor pressão sobre outros aspectos que influenciam o negócio.

Para as melhores decisões, é muito importante que a gestão demonstre a realidade e possibilidades do seu negócio, conforme o empreendimento e o mercado atendido. Entretanto algumas regras e dicas podem ser aplicadas a qualquer modelo de negócio, tais como:

– Controle eficiente de fluxo de caixa da empresa;

– Controle dos pagamentos e cobranças;

– Controle da emissão e organização das notas fiscais;

– Controle de estoques;

– Apuração periódica dos resultados.

Esta organização financeira é um processo complexo que conta com inúmeras medidas que devem ser aplicadas de acordo com as necessidades de cada empresa. Nosso escritório está apto a oferecer à sua empresa os serviços de terceirização de processos de negócio. Nossa proposta é auxiliar as empresas a terceirizar todas as atividades, colaborando para os controles necessários para viabilização do seu negócio.

*Artigo da contadora Cristiani Fonseca, publicado na edição deste mês da Evidência.