Imagem: Reprodução/Thiana Isoppo Arquitetura
Imagem: Reprodução/Thiana Isoppo Arquitetura

Qualquer empresa ou profissional liberal precisa que o seu ambiente de trabalho disponha de uma estrutura adequada, que permita a execução das tarefas de forma prática e organizada, além de garantir conforto na recepção dos clientes. Por isso, o planejamento de um escritório requer atenção a diversos detalhes. Preocupada com esses aspectos, a Finger Engenharia e Construções buscou a elaboração de um projeto que aliasse essa praticidade, fundamental no dia a dia de trabalho de gestores e colaboradores, à disponibilidade de um espaço aconchegante, sem deixar de lado, claro, a decoração, que é sempre um diferencial.

A localização das salas dos gestores garante não só uma vista privilegiada da cidade como o aproveitamento da luz natural. Contudo, a iluminação também ganha destaque através dos pontos de luz focal. As luzes direcionadas para zonas específicas dão um toque especial ao ambiente. Numa das salas, optou-se por utilizar um painel ripado iluminado, que caracteriza o estilo mais urbano e industrial da empresa. O logo da Finger foi colocado em um painel de MDF também com iluminação.

Os escritórios, muitas vezes, procuram transmitir sobriedade em suas instalações, por essa razão os tons predominantes neste projeto foram cinza, preto e madeirado. Na sala com painel ripado, a mesa, um dos móveis essenciais para o trabalho e a decoração, é de MDF Itapuã e base em estrutura metálica, o que remete à contemporaneidade. Com dimensões confortáveis, a mesa conta com um móvel mais baixo, que serve de apoio e para colocação do CPU. Para a recepção dos clientes e demais visitas, foram disponibilizadas cadeiras junto ao móvel de apoio para o café/bebidas.

Imagem: Reprodução/Thiana Isoppo Arquitetura

Para o trabalho no escritório era preciso um espaço para armazenamento de arquivos e documentações. Devido a essa necessidade, foram projetados, para a outra sala da direção, armários com aparência de painéis e que possuem puxadores de cava. O móvel é de MDF cinza chumbo. Para os detalhes, no mesmo material, foi selecionado o madeirado Itapuã. O ambiente apresenta um visual clean e moderno, além de um toque de requinte, notável especialmente nos nichos iluminados, no qual são colocados adornos e prêmios conquistados pela empresa. Nessa sala, os empresários utilizam uma mesa com o mesmo padrão. A iluminação também recebeu atenção especial por meio de uma pendente linear que foca a luz sobre a mesa e o uso de perfis de LED embutido, uma tendência em decoração.

*Este projeto foi idealizado pelo escritório da arquiteta Thiana Isoppo e integra a seção Arquitetura e Interiores da Evidência de setembro.