A APAE Cachoeirinha lança, nesta terça-feira (07/10), a pedra fundamental da sua nova sede, que será construída no bairro City Nova Fase. O terreno, de mil metros quadrados, foi cedido pela Prefeitura de Cachoeirinha, e a verba para a obra, de quase um milhão de reais, está sendo captada entre o empresariado através da Lei da Solidariedade, do Governo do Estado. O prédio vai permitir à instituição ampliar seu serviço em 100%, chegando a mil atendimentos por mês.

O presidente da instituição, Eliseu Gonçalves da Silva, comemora a ajuda: "Ainda estamos em campanha pela arrecadação de fundos para a obra, possibilitando que a gente atenda mais crianças e com melhores condições. Hoje os atendimentos acontecem em salinhas de dois metros quadrados e as famílias ficam numa pequena recepção".

Atualmente, a APAE oferece às crianças com deficiência e suas famílias serviços nas áreas de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Serviço Social, Psicologia, entre outros. Com o novo prédio, a APAE vai incluir nas atividades oficinas pedagógicas. "Nosso objetivo é proporcionar às crianças um momento de sociabilidade, uma vez que elas vão interagir umas com as outras. E ainda, durante as oficinas, os seus pais terão um tempo para si próprios, já que se dedicam em tempo integral aos seus filhos", explica Eliseu.

Para cobrir as despesas, que giram em torno de 27 mil reais mensais, a instituição realiza um brechó quinzenalmente na sua sede; recebe, por meio de convênio, uma verba de 17 mil reais da Prefeitura; além de contribuições do Programa Nota Fiscal Gaúcha e de instituições como o Rotary. Para saber como colaborar também, basta acessar o blog http://apaecachoeirinha.blogspot.com.br.

Fonte: www.cachoeirinha.rs.gov.br

Créditos destaque: DCS/PMC