Criada em 25 de abril de 1966, a Biblioteca Pública Municipal Monteiro Lobato, de Gravataí, completa nesta quinta-feira, 47 anos de fundação. As atividades comemorativas iniciam na terça-feira (23/05), em alusão ao Dia Internacional do Livro. Para celebrar a data, a Fundação Municipal de Arte e Cultura (Fundarc) promove troca-troca de livros, doações e contação de história.

Nos dias 23 e 24, ocorre também a sétima edição do “Uma rosa para São Jorge, um livro por Cervantes”, na qual, cada pessoa que entregar um livro ao acervo do município receberá uma flor em troca. As publicações recebidas irão passar por uma triagem e passam a ser disponibilizadas para leitura ou são cedidos à comunidade.

O nome da atividade faz referência ao dia de São Jorge e à morte do escritor Miguel de Cervantes, no ano de 1616. De acordo com uma antiga tradição da Catalunha, nesse dia, os livreiros devem entregar uma rosa para cada obra vendida. Adaptando o costume, a biblioteca distribui livros que não fazem parte de seu acervo, aproveitando títulos repetidos ou materiais que não foram restaurados.

O público infantil poderá aproveitar o aniversário da biblioteca através da contação de histórias com a escritora e professora Ester Polli. Alunos de escolas municipais de educação infantil participarão no dia 25 de abril, às 14h.

Quem tiver interesse em doar títulos para o local, pode dirigir-se à rua Coronel Fonseca, 936, no Centro. O atendimento ao público ocorre de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h15min. Mais informações pelo fone (51) 3488.9200.

Fonte: Secom PMG

Créditos destaque: Divulgação/Secom-PMG