Em audiência pública realizada na tarde de ontem (10/12) e promovida pela Assembleia Legislativa e a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados foram discutidas questões referentes a situação atual e as melhorias previstas para o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, até a Copa do Mundo de 2014.

De acordo com o superintendente regional do Sul da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aereoportuária (Infraero), Carlos Alberto da Silva Souza, as obras de ampliação da pista de pouso e decolagem não ficarão prontas até o início da Copa do Mundo. A previsão de término é apenas para outubro.

Obras e investimentos

O aeroporto de Porto Alegre é o nono do Brasil em movimentação doméstica e o terceiro em circulação internacional. Em montante de investimento, será o segundo que mais receberá recursos. A meta é dobrar a capacidade do terminal 8 para 19 milhões de pessoas/ano.

No momento, está em andamento a instalação do sistema de aproximação por instrumento, conhecido como ILS Cat II, que irá substituir o atual Cat I. Essa troca permitirá que o aeroporto continue funcionando em 90 a 95% dos casos em que há neblina. Também estão na lista de obras da Infraero, o alargamento de acostamentos e pavimentação da pista de pouso e decolagem e o aumento da capacidade de estocagem de combustíveis.

Fonte: Assembleia Legislativa

Créditos destaque: Reprodução infoaviacao.com