Na noite de ontem (28/02), um caminhão carregado de metil-etil-cetona,um tipo de solvente, explodiu no Km 81 da Free Way, em Gravataí, na altura do Arroio Barnabé. O motorista saiu ileso. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o veículo estava carregado com gás.

O trânsito ficou completamente congestionado no local, uma vez que o fogo atingiu três vias da pista. Técnicos iniciaram o recolhimento do que sobrou do caminhão e da carga nesta manhã (29/02).

Segundo a engenheira química Daniele da Cunha, responsável técnica do Sindicato dos Transportadores de Cargas Perigosas do RS, o metil-etil-cetona representa um risco às pessoas e ao meio ambiente, por ser tóxico, inflamável e corrosivo, podendo provocar náuseas, enjoos e outros efeitos colaterais em caso de inalação.

Ainda de acordo com Daniele, a água do arroio foi contaminada, apesar de terem sido feitas barreiras de contenção após a explosão. A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também se dirigiu ao local para avaliar a extensão causada pelo acidente. O Arroio Barnabé é um dos afluentes do Rio Gravataí.

Uma das três pistas bloqueadas no sentido Capital-Litoral já foi liberada. A PRF informou que as outras duas poderão ser utilizadas somente após vistoria de engenheiros na ponte sobre o arroio, para verificar possíveis danos estruturais.

Fonte: Zero Hora

Créditos Destaque: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS