Iniciam hoje (17/01) e seguem até a próxima segunda-feira as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). Este ano, serão oferecidas 144.639 vagas, das quais 99.223 são bolsas de estudo integrais e 45.416 parciais (50% da mensalidade). O processo será feito exclusivamente pelo site do programa.

Para participar, é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em estabelecimento particular na condição de bolsista. Outro pré-requisito é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 e ter atingido pelo menos 450 pontos, além de não ter zerado a nota da Redação.

A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até 1,5 salário mínimo e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

O estudante que conseguir apenas 50% da mensalidade poderá custear a outra parte por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem necessidade de apresentar fiador. Basta que a instituição onde o aluno pretende se matricular tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo (Fgeduc).

A primeira divulgação dos resultados será no dia 24/01 e a segunda, no dia 08/02. Quem não for pré-selecionado em nenhuma das etapas poderá aderir a uma lista de espera nos dias 24 e 25/02.

Fonte: Agência Brasil

Créditos Destaque: Sxc.hu